LEGISLAÇÃO

Despacho 6478/2017, 26 de julho – Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho – Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens;

Informa-se que por Despacho da Senhora Diretora da DGAE, em regime de suplência, o número de horas de formação de curta duraçãodinamizadas pelos formadores detentores, no mínimo do grau de mestresem contrapartida financeira, sejam consideradas, até ao limite de um quinto da formação não acreditada, para o preenchimento dos requisitos previstos para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes em exercício efetivo de funções em estabelecimentos de ensino não superior previstos no ECD.
A utilização do número de horas de uma ação de formação, para os efeitos acima previstos só pode ocorrer após a certificação da ação pelo CFAE, conforme determina o n.º 7 do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio. O formador só pode utilizar o número de horas da ação de curta duração uma única vez na mesma ação, independentemente do número de ações realizadas, do local ou do ano de realização. O despacho produz efeitos a 28/05/2018. 

  • Despacho nº 779/2019, de 18 de abril – define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação realizada desde o início do presente ano letivo e acreditada pelo CCPFC, que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do DL n.º 22/2014, de 11/02.
  • Despacho n.º 4840/2023 – Procede à 3ª alteração do Despacho n.º 779/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 13, de 18 de janeiro de 2019.
  • Despacho nº 32_A_2023 – Estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de técnicos especializados para formação.

  • Portaria n.º 359/2013, de 13 de dezembro – Estabelece o sistema integrado de gestão e avaliação de desempenho na Administração Pública, designado por SIADAP, prevê que a avaliação do desempenho seja feita com base em parâmetros de resultados e de competências. Aprova os modelos de fichas a utilizar no processo avaliativo, bem como as listas de competências;
  • Despacho normativo n.º 4-A/2010, de 8 de fevereiro– Estabelece os critérios a aplicar na realização da ponderação curricular prevista no artigo 43.º da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, bem como os procedimentos a que a mesma deve obedecer;
  • Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro – Institui o sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP) aplicando-se ao desempenho dos serviços públicos, dos respetivos dirigentes e demais trabalhadores.

  • Portaria n.º 321/2013, 28 de outubro – A presente portaria estabelece o sistema de formação e de certificação em competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação, TIC, a aplicar aos docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência;
  • Portaria n.º 731/2009 de 7 de Julho – O presente diploma cria o Sistema de Formação e de Certificação em Competências TIC (tecnologias de informação e comunicação) para docentes em exercício de funções nos estabelecimentos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário;
  • Despacho n.º 27495/2009 de 23 de Dezembro –  Aprova os modelos de certificado de competências;
  • Despacho n.º 1264/2010 de 19 de Janeiro – Cria o sistema de formação e de certificação de competências TIC para docentes, previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 137/2007, de 18 de Setembro, que aprovou o Plano Tecnológico da Educação;
  • Portaria n.º 256/2005 de 16 de Março –  Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação;
  • Portaria n.º 224/2010 de 20 de Abril –  altera o anexo à Portaria 731/2009.

  • Lei nº 60/2009– Estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar;
  • Despacho nº 2506/2007 – Adopção de medidas que visam a promoção da saúde da população escolar e nomeação em cada agrupamento escola do coordenador de educação para a saúde;
  • Portaria nº 196-A/2010 – Regulamenta a Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar.