Ciclo de Seminários Novas Escolas/Novos Públicos – Inclusão e Multiculturalidade

Março 25, 2025

As primeiras sessões do aguardado Ciclo de Seminários foram concluídas com sucesso, reunindo especialistas, académicos e representantes de comunidades imigrantes para debater temas essenciais sobre inclusão e multiculturalidade.

Na Sessão 1, realizada com a presença de António Vitorino, Presidente do CNMA, abordou-se a temática “Novas Escolas – Novos Públicos: Inclusão e Multiculturalidade”. A discussão focou-se nos desafios e oportunidades de um sistema educativo cada vez mais diverso, enfatizando a importância de adaptação e inovação nas escolas para melhor acolher os alunos de diferentes contextos culturais.

O segundo dia do Ciclo de Seminários contou com um auditório muito bem composto para ouvir as intervenções de Eusébio André Machado, Saidatina Khady Dias (Associação dos Imigrantes Senegaleses em Portugal) e Lyudmyla Artysh (Direção do Núcleo da Área Metropolitana do Porto), sob a moderação de Rui Vitor. Durante a sessão, foram debatidos temas como interculturalidade versus multiculturalidade, a importância do Português como Língua Não Materna na integração dos imigrantes, bem como os desafios enfrentados por emigrantes e migrantes em Portugal.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre Portugal enquanto país de trânsito, acolhimento e destino, refletindo sobre as condições e oportunidades oferecidas aos emigrantes no território nacional. O papel do sistema educativo e, sobretudo, dos professores como agentes fundamentais na integração foi amplamente abordado, sublinhando-se a necessidade de formação especializada para a docência do Português como Língua de Acolhimento, um desafio que será assumido pelo CFFH.

O Ciclo de Seminários continua nos dias 8, 9 e 10 de maio, com novas sessões que prometem aprofundar ainda mais o debate e trazer soluções concretas para a inclusão e a diversidade no contexto educativo e social em Portugal.