Na 17.ª edição do concurso Penha à Vista, fruto da parceria que o CFFH tem com a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, dirigido às crianças dos jardins-de infância e aos alunos dos 1.º e 2.o ciclos do ensino básico, o CFFH desafia, mais uma vez, as escolas/AE a sensibilizar para as questões da MULTICULTURALIDADE, apelando à criatividade dos alunos na ilustração de uma Penha a Cores maravilhosa e exuberante. Este tema visa promover uma abordagem multi-agregadora das várias tonalidades e tons da Penha, sinónimo de uma enorme riqueza ambiental, cultural e histórica. São as várias “nuances” da Penha, que ajudam a construir uma imagem solidificada deste património.
Nesta edição, as questões dos migrantes, da diversidade cultural são o mote para as reflexões individuais e de grupo. A diversidade cultural é uma realidade na sociedade do século XXI. A compreensão e a harmonia entre as culturas, que queremos para o futuro, devem ser trabalhadas agora, nas escolas e na vida dos jovens que estão nas salas de aula. Também, uma convivência multicultural, a partir da perspetiva comunicativa e a concretização da concepção da igualdade de diferenças, pois só assim garantimos um futuro melhor para as novas gerações, numa sociedade INCLUSA e MULTICULTURAL. Com o pensamento nos aspetos essenciais para incrementar a multiculturalidade e a inclusão, convidámo-lo a ESCREVINHAR e DESENHAR, criando cenários sobre a superação do racismo, da xenofobia e a promoção da convivência multicultural nas Comunidades de Aprendizagem, tendo sempre por base a Penha nos seus ambientes multicoloridos e multifacetados em todos os cenários humanos (ambiental, histórico, cultural e social).
Vamos continuar a elevar a Palavra e a Imagem, de forma a criar momentos de excelência, promovendo o desenvolvimento educativo, cultural e escolar pelo que, no Penha a Cores, a decorrer este ano letivo 2024_2025, de novo procuramos o talento, a originalidade e a inovação, a excelência educativa.