Valorizar o papel central do pessoal não docente na unidade orgânica
O curso de formação proposto tem como finalidade: perspetivar a escola como um local de aprendizagem que não se limita ao ensino e aos conteúdos curriculares, mobilizando estratégias de Educação não formal. Esta surge no seguimento das propostas de intervenção no âmbito do projeto Aprender é de+, do ProChild CoLAB.
O curso de formação proposto tem como finalidade: perspetivar a escola como um local de aprendizagem que não se limita ao ensino e aos conteúdos curriculares, mobilizando estratégias de Educação não formal. Esta surge no seguimento das propostas de intervenção no âmbito do projeto Aprender é de+, do ProChild CoLAB.
A Jornada proposta tem como finalidade envolver os assistentes operacionais na transição digital das escolas e surge no seguimento das propostas de intervenção referenciadas nos PADDE, planos elaborados pelos agrupamentos de escolas associadas, onde referem a necessidade de capacitar os assistentes operacionais em conhecimentos básicos na área das tecnologias tornando-os capazes de dar resposta às várias situações decorrentes de disfuncionalidades dos computadores entregues às escolas, no âmbito do PTD.
O SNC veio revogar o POC Plano Oficial de Contabilidade e consiste num conjunto de normas de contabilidade e relato financeiro e de normas interpretativas. O SNC é um modelo de normalização assente em princípios, que pretende contribuir para a convergência internacional, em termos de contabilidade, promovendo a transparência das demonstrações financeiras e a eficácia e eficiência do mercado de capitais.
O SNC veio revogar o POC Plano Oficial de Contabilidade e consiste num conjunto de normas de contabilidade e relato financeiro e de normas interpretativas. O SNC é um modelo de normalização assente em princípios, que pretende contribuir para a convergência internacional, em termos de contabilidade, promovendo a transparência das demonstrações financeiras e a eficácia e eficiência do mercado de capitais.
Esta ação de formação faz parte do Plano de Formação 2017-2018 do AE Arqueólogo Mário Cardoso e procura colmatar uma necessidade identificada como prioritária, pelos Assistentes Operacionais e pela Direção da Escola, aquando do levantamento de necessidades. Encontra-se enquadrada nos documentos estruturantes do Agrupamento, nomeadamente nos conteúdos/ procedimentos relacionados com a segurança dos alunos.
Todas as experiências músico expressivas em contexto educativo são, além de potenciadoras de aprendizagens significativas, motivo bastante para sustento de uma melhor integração e humanização do espaço escola. Assim, propõe-se esta ação também como resposta à crescente procura de formação desta área e correspondendo à preocupação do Município em dotar os seus operacionais no terreno de mais competências.
Todas as experiências músico expressivas em contexto educativo são, além de potenciadoras de aprendizagens significativas, motivo bastante para sustento de uma melhor integração e humanização do espaço escola. Assim, propõe-se esta ação também como resposta à crescente procura de formação desta área e correspondendo à preocupação do Município em dotar os seus operacionais no terreno de mais competências.
Além da função de Assistente Operacional que estes profissionais exercem na educação especial, está subjacente a função de observador do comportamento dessa população nos vários espaços da escola intervindo de forma assistemática e, por vezes, sistemática nas relações com os pares e com os adultos, no momento em que os professores estão ausentes. Assim sendo, achamos pertinente promover uma ação de formação no âmbito da educação especial para este público-alvo.
As escolas são organizações extremamente complexas do ponto de vista social, uma vez que encerram em si um conjunto de variáveis em mosaico que, não raras vezes, obstaculizam o funcionamento sócio-afetivo-intelectual dos seus colaboradores.
O grande desafio do século XXI é enfrentar a mudança. A escola tem que se enquadrar nesta nova realidade, garantindo não apenas a formação pessoal e profissional do pessoal não docente, mas também possibilitando a partilha de experiências e o incremento dos saberes.
Sendo elementos vitais e de muita proximidade com os alunos, os AO ficam, frequentemente, desgastados, desmotivados e sem soluções à vista para lidar com as crianças e jovens de uma forma assertiva e "pedagógica" e, é neste sentido que com esta ação se pretende dotar os formandos de algumas técnicas e diversas estratégias de resolução de conflitos, em meio escolar.