A ACD será constituída pela apresentação, discussão e avaliação, entre pares, dos produtos e resultados do Círculo de Estudos, tendo por objetivos: - Partilhar as experiências formativas no âmbito do Projeto MAIA, designadamente os Projetos de Intervenção elaborados no âmbito das Oficina de Formação; - Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
A ACD será constituída pela apresentação, discussão e avaliação, entre pares, dos produtos e resultados do Círculo de Estudos, tendo por objetivos: - Partilhar as experiências formativas no âmbito do Projeto MAIA, designadamente os Projetos de Intervenção elaborados no âmbito das Oficina de Formação; - Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Com vista a uma partilha alargada de práticas/projetos pedagógicas/os, entre as escolas associadas do CFFH, está em preparação um Encontro, para a manhã do dia 6 de julho de 2023, no IDEGUI. Associado a esta Mostra de práticas será lançado o E-book IV - Práticas de Flexibilidade Curricular em Diálogo. Pelo IDEGUI passarão diversos especialistas para comentar, informada e criticamente, os trabalhos expostos, assim como para participarem na cerimónia de lançamento do E-book. Esperamos por si!
A presente ação de formação irá proporcionar as primeiras experiências no mundo da impressão 3D, conhecendo as diferentes tecnologias existentes, explorando diferentes materiais de impressão, nomeadamente impressão por resina e praticando através do desenvolvimento de um projeto exemplo em 3D.
A ACD será constituída pela apresentação, discussão e avaliação, entre pares, dos produtos e resultados do Círculo de Estudos, tendo por objetivos: - Partilhar as experiências formativas no âmbito do Projeto MAIA, designadamente os Projetos de Intervenção elaborados no âmbito das Oficina de Formação; - Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
A ACD será constituída pela apresentação, discussão e avaliação, entre pares, dos produtos e resultados do Círculo de Estudos, tendo por objetivos: - Partilhar as experiências formativas no âmbito do Projeto MAIA, designadamente os Projetos de Intervenção elaborados no âmbito das Oficina de Formação; - Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
A ACD será constituída pela apresentação, discussão e avaliação, entre pares, dos produtos e resultados do Círculo de Estudos, tendo por objetivos: - Partilhar as experiências formativas no âmbito do Projeto MAIA, designadamente os Projetos de Intervenção elaborados no âmbito das Oficina de Formação; - Fomentar as práticas colaborativas e a dinamização de comunidades de prática; - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a melhoria das aprendizagens dos alunos.
No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, pretende-se trabalhar com os docentes algumas situações práticas que possam ser operacionalizadas, no âmbito da Avaliação para as Aprendizagens (ApA) em contexto digital.
Na sequência da construção de rubricas de avaliação pelos docentes da ESCT, no último ano e meio, proceder-se-á à análise do trabalho já realizado, verificando os seus pontos fortes e fracos e propondo eventuais alternativas de melhoria e/ou de aperfeiçoamento, negociadas com os intervenientes presentes.
Esta ACD tem como foco o processo de escrita, considerando as suas bases teóricas e as estratégias pedagógicas relevantes
O I Encontro de Saúde Escolar da UCC Novo Amanhecer é uma atividade de âmbito científico, que se realiza pela primeira vez este ano, e que, pretende ser de periodicidade anual. O Encontro consiste em apresentações sob a forma de comunicações e mesas redondas.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças, por constituírem instrumentos de desbloqueio de comunicação das emoções. Permitirá, também, encontrar a fisicalidade das emoções e formas de interação e diálogo entre educadores e crianças.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças, por constituírem instrumentos de desbloqueio de comunicação das emoções. Permitirá, também, encontrar a fisicalidade das emoções e formas de interação e diálogo entre educadores e crianças.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças, por constituírem instrumentos de desbloqueio de comunicação das emoções. Permitirá, também, encontrar a fisicalidade das emoções e formas de interação e diálogo entre educadores e crianças.
Sendo o ensino da ortografia uma das preocupações do professor do 1.º CEB, torna-se fundamental promover a reflexão, neste quadro, sobre os pressupostos subjacentes à constituição de uma norma ortográfica e, consequentemente, sobre a abordagem pedagógica do erro (Barbeiro, 2007; Rio-Torto, 2003; Pinto, 1998) e sobre o papel do ditado no desenvolvimento da consciência metalinguística e da competência ortográfica dos alunos, relativizando a exclusiva função avaliativa que tradicionalmente assumia (Cassany, 2004; Wilkinson & Nadeau, 2010).
Com esta ação pretendemos que o processo ensino-aprendizagem seja um factor de cidadania ativa dos docentes tornando-os mais conscientes, hoje e no futuro, da importância da preservação do espaço urbano em que habitam. Esta ação integrar-se-á no programa da XLII Semana Aberta: "A escola como entreposto cultural", organizada pelo Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda.
Com este programa, pretende-se promover uma metodologia de ensino que utilize a pesquisa, como instrumento pedagógico para facilitar as aprendizagens, a aquisição de novos conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretação dos mesmos e o sentido de cidadania dos jovens portugueses.
Nesta ACD, realizada no Dia Internacional da Mulher, pretende-se refletir acerca do impacto que a violência pode ter nas crianças e o papel da escola neste combate.
A ação visa comprovar a relevância dos conhecimentos científicos e científico-pedagógicos dos docentes para a análise crítica e fundamentada das Aprendizagens Essenciais, assim como para o desenvolvimento de práticas de ensino da gramática atualizadas e alicerçadas em consistentes saberes no âmbito da Linguística Descritiva e Aplicada e da Didática.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças e a intencionalidade do mesmo, no sentido da criação de um ambiente educativo mais inclusivo, livre e transdisciplinar.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças e a intencionalidade do mesmo, no sentido da criação de um ambiente educativo mais inclusivo, livre e transdisciplinar.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças e a intencionalidade do mesmo, no sentido da criação de um ambiente educativo mais inclusivo, livre e transdisciplinar.
Aprofundar a compreensão de professores e outros profissionais da educação sobre as necessidades das crianças e jovens estrangeiras em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.
Proporcionar aos professores os conhecimentos necessários para desenvolver situações de aprendizagem extremamente úteis na área da coordenação, do ritmo e da expressividade, através do salto à corda e demonstrar a existência de uma relação direta desta atividade com o exercício profissional.
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
Nesta ação pretende-se discutir e analisar diversas metodologias de aprendizagem ativas.
Discutir o papel do professor face ao crescente número de casos problemáticos de saúde
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes do AEFT sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
Debater casos problemáticos na área de saúde em estudo
A ação visa promover a reflexão e a consolidação de conhecimentos junto de professores, seja no âmbito do conhecimento das regras da língua e dos seus usos, seja da metodologia do seu ensino.
Estratégias de intervenção na área da saúde escolar.
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes e não docentes dos agrupamentos de escolas da área de abrangência da UCC Sol Invictus com estratégias para gestão de stress dos alunos em meio escolar.
Pretende-se, com a ação, ajudar a compreender a problemática da utilização, produção e efeitos do uso de combustíveis fósseis, em contexto de diálogo com os intervenientes, através da análise de dados disponíveis
No âmbito das atividades do Curtir Ciência, propomos que nos acompanhe numa CONVERSA informal e "fora da caixa" sobre CIÊNCIA E(M) TUDO O RESTO: A HISTÓRIA, A FILOSOFIA, AS ARTES E AS HUMANIDADES, com o Doutor João Paiva (FCUP)
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
Há inúmeras oportunidades para fomentar a criatividade nas Escolas e, por isso, torna-se necessário promover intencionalmente a criatividade e valorizar esta competência nos alunos, por exemplo, através do feedback sobre o processo criativo ou do ensino de estratégias de pensamento criativo. Para tal, importa refletir e clarificar questões sobre esta competência, entre elas: O que é a criatividade? Como promover a criatividade nos ambientes educativos? Como avaliar a criatividade dos alunos?
A ação de formação aborda as temáticas de meteorologia e alterações climáticas que poderão ser exploradas pedagogicamente nos currículos de geografia e ciências naturais, ou em clubes de meteorologia/ciências.
Com vista a melhorar a sua qualificação no âmbito do processo de avaliação externa do desempenho docente, proporcionando uma leitura reflexiva do quadro normativo da ADD e explorando competências a desenvolver na observação de aulas, designadamente no âmbito da aplicação de instrumentos de registo e utilização dos parâmetros nacionais de avaliação externa, propõe-se esta ação para todos os docentes envolvidos no ano letivo 2022/23.
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
A implementação do programa A minha escola tem ténis, assume um papel importante na promoção de hábitos de vida saudáveis e, consequentemente o desenvolvimento físico, motor e psicossocial dos alunos. Indo ao encontro da consecução de alguns dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento Juntos a Pensar no Futuro, pretende ser um ponto de partida e um impulso importante para a prática desta modalidade desportiva na comunidade.
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
Pretende-se com esta ação, analisar como pode a transição digital apoiar a recuperação das aprendizagens, apoiar os professores na sua prática de modo a conseguir que todos os alunos atinjam o seu potencial, assegurar a equidade e a inclusão. Será feita uma breve revisão da investigação neste âmbito e explorado o recurso tecnológico "Ensinar e Aprender Português".
O grande objetivo do projeto eTwinning é contribuir para que os professores utilizem metodologias ativas na abordagem dos conteúdos curriculares, mediadas por recursos digitais, através de parcerias entre escolas / turmas de países diferentes onde os alunos tenham oportunidade de trabalhar de forma colaborativa.
Com esta ação, o Museu de Alberto Sampaio e a Associação dos Amigos do Museu de Alberto Sampaio procura conhecer e dar a conhecer a identificação e caracterização das principais fases de desenvolvimento deste conjunto edificado, bem como uma melhor compreensão da sua relação com o espaço urbano envolvente e a sua importância no desenvolvimento da estrutura urbana de Guimarães.
É o propósito do CFFH - aproximar e informar - oferecendo à sua comunidade várias leituras/focos sobre o digital, problematizando escolhas, analisando estratégias, partilhando recursos e projetos, debatendo "lugares-comuns" do discurso tecnológico.
Esta ação decorre de uma ação de formação estruturada integrada no projeto Erasmus+ ENNE (European National Networks for the Enhancement of VET) em Gestão de Qualidade de Mobilidades do Ensino Profissional para Formação em Contexto de Trabalho, que decorreu em Sófia, Bulgária, em maio de 2022 e de um Workshop com o mesmo título, destinado a alunos, docentes e empresas, que decorreu na Escola Secundária Francisco de Holanda, em setembro de 2022.
Com esta formação pretendemos dotar os professores de ferramentas pedagógicas e artísticas que possam enriquecer as suas práticas em sala de aula no âmbito da língua e da escuta.
Através desta ACD, pretende-se munir o corpo docente de estratégias motivacionais e técnicas que promovam a mudança no seu quotidiano
Cerimónia de lançamento da 29ª edição da revista Elo (PROFESSORES+), que se realiza no dia 30 de setembro, às 17.30h, no auditório da ES Francisco de Holanda. Contamos com a presença/intervenção do Doutor Marçal Grilo. As inscrições (obrigatórias) estão abertas até ao dia 26 de setembro.
Com a realização da conferencia de encerramento da Iniciativa Nacional de EFA Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias (SMAL) pretende-se fomentar e naturalizar a partilha de práticas de EFA de intervenção local e contribuir para uma atuação territorial sinérgica colaborativa interinstitucional. Ver mais em https://www.pnl2027.gov.pt/np4/smal.html
Esta ACD tem por principal finalidade a partilha dos resultados das ações de formação, encarados na perspetiva de práticas que visam a melhoria das aprendizagens e que ganham com uma discussão aberta e partilhada entre a comunidade mais ampla das escolas associadas ao CFFH.
Esta ação pretende dar a conhecer aos docentes das escolas associadas ao CFFH os Recursos Educativos Digitais (RED), pelo que, numa primeira parte, contamos com a colaboração de especialista da equipa ERTE/DGE e na segunda parte com partilhas de práticas de escolas associadas realizadas com esses mesmos materiais.
Esta formação destina-se a docentes dos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo primordial o desenvolvimento de estratégias diversificadas para a motivação dos alunos na sala de aula do século XXI, através de abordagens, métodos e ferramentas promotores de aprendizagens significativas e duradouras nos .
Com vista a uma partilha alargada de práticas de inovação pedagógica, entre as escolas associadas ao CFFH, em colaboração com as Câmaras Municipais de Fafe e Guimarães e a Junta de Freguesia de Caldelas - Vila de Caldas das Taipas, está em preparação uma jornada, para o dia 15 de julho de 2022 entre as 08h30 e as 17h30.
O Centro de Formação Francisco de Holanda encontra-se a organizar o evento de partilha de experiências promovidas/ realizadas pelos Clubes de Ciência Viva na Escola - CCVnE - dia 08 de julho de 2022 (14:00-18:00), no Curtir Ciência de Guimarães.
Esta formação destina-se a docentes dos Ensino Básico e Secundário com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a metodologia - Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), e como esta pode ser integrada ou aplicada no currículo escolar e prática letiva, usando as mais recentes técnicas e ferramentas em contexto de sala de aula.
Nesta ação pretende-se: Debater com as equipas de desenvolvimento digital das escolas (EDD) as suas atividades, elencando pontos fortes e frágeis. Partilhar ideias e, sobretudo, práticas com resultados positivos. Dirimir problemas com a colaboração da equipa de formadores PTD. Monitorizar dos PADDE pela ED. Buscar soluções!
A participação nesta formação permitirá aos formandos ter uma visão renovada sobre estratégias para o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa nos alunos. Permitirá, ainda, refletirem sobre o espaço das salas de aula e os seus recursos materiais, explorando dimensões pedagógicas e performativas nesses contextos, fomentando uma prática profissional criativa.
A participação nesta formação permitirá aos formandos ter uma visão renovada sobre estratégias para o desenvolvimento de uma visão crítica e criativa nos alunos. Permitirá, ainda, refletirem sobre o espaço das salas de aula e os seus recursos materiais, explorando dimensões pedagógicas e performativas nesses contextos.
A última sessão deste Ciclo, a ocorrer no dia 02 de junho, foi pensada em formato de mesa redonda composta por proeminentes figuras de sete Instituições que direta, ou indiretamente, estão ligadas à Educação: SEE, CCPFC, IE/UMinho, Município de GMR, Público e AE Francisco de Holanda. O assunto em debate é a ressignificação do papel dos docentes e já estão confirmadas as presenças de: CCPFC - Doutor Rui Trindade IE/UMinho - Doutor José Augusto Pacheco Município de GMR - Dra Adelina Paula Pinto Público - jornalista Samuel Silva AE Francisco de Holanda - Dra Rosalina Pinheiro
A sessão da próxima semana do Ciclo de Seminários tem como assunto a debater o pessoal não docente das escolas. Pela temática em questão, muito provavelmente, o PND terá interesse em participar do debate do qual fazem parte: Dra Susana Castanheira - Diretora Geral da DGAE Dr. Vasco Cavaleiro - Direito Administrativo Dra Helena Fonseca - Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (âmbito PNPSE) Dra Marta Pinto - CPCJ Dra Rosalina Pinheiro - Diretora de Agrupamento de Escolas
A participação nesta formação permitirá aos/às formandos/as um enriquecimento de ferramentas e estratégias que permitem uma prática pedagógica mais criativa para a promoção da leitura nos/as alunos/as.
O Encontro do Grupo de Populações e Saúde tem como principal objetivo proporcionar um espaço de apresentação das últimas investigações no âmbito da História, com especial ênfase em temas como a história da população, história da saúde e história social. Nessa medida relaciona-se com os conteúdos científicos lecionados nos vários níveis das disciplinas de História e Geografia.
Numa lógica de intervenção multidisciplinar, a escola tem um papel fundamental no apoio, integração e adoção de estratégias inclusivas que contribuam para uma resposta mais efetiva às potencialidades, expetativas e necessidades do aluno, em estreita colaboração com os principais intervenientes da comunidade educativa, família e da própria sociedade. Esta é uma ação para debater o papel dos vários atores, fornecendo informação teórica de suporte, bem como orientações e práticas educativas.
O objetivo destas sessões consiste em incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular, valorizando a plena assunção da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento como parte integrante obrigatória da matriz curricular-base para cada ciclo e nível de ensino, promovendo a reflexão e aprendizagem conjuntas, numa perspetiva de diálogo entre os vários professores envolvidos em cada uma das escolas associadas ao CFFH e os especialistas convidados. Contamos consigo!
Esta ACD pretende refletir sobre uma destas dimensões, a escrita, estabelecendo contudo as necessárias articulações com a vertente oral. Abordará estas questões em três níveis: o da palavra, o da frase e o do texto. Visa promover a reflexão e a consolidação de conhecimentos junto de professores, seja no âmbito do conhecimento das regras da língua e dos seus usos, seja da metodologia do seu ensino.
Nesta ação pretende-se debater e refletir com os formandos o papel da Educação Física nos diferentes níveis de ensino, o papel do professor, o envolvimento da comunidade e as respostas que a escola pode dar para minimizar o sedentarismo e a urgência da adoção de novas políticas e novas medidas, com reflexos positivos e de mudança nas atitudes e comportamentos das crianças e jovens.
Nesta ação pretende-se debater e refletir com os formandos as novas construções sociais de educação nos diferentes níveis de ensino, o papel do professor, o envolvimento da comunidade e as respostas que a escola pode dar para minimizar o sedentarismo e a urgência da adoção de novas políticas e novas medidas, com reflexos positivos e de mudança nas atitudes e comportamentos das crianças e jovens.
Nesta ACD pretende-se abordar, de uma forma objetiva e sucinta, conceitos relacionados com a orientação sexual e a identidade de género que podem ajudar a prevenir situações de discriminação em contexto escolar. Esta é uma temática da ENEC.
Com este programa, pretende-se promover uma metodologia de ensino que utilize a pesquisa, como instrumento pedagógico para facilitar as aprendizagens, a aquisição de novos conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretação dos mesmos e o sentido de cidadania dos jovens portugueses.
A encíclica Laudato si - Sobre o cuidado da Casa Comum, do Papa Francisco, constitui uma reflexão estrutural e de horizonte universal sobre a natureza das relações humanos e entre o ser humano e o planeta Terra, uma reflexão e impulso à ação ética na defesa do planeta e, dentro do planeta, daquele ser que corresponde ao seu principal agente e ambiental e social: o ser humano.
Nesta ação pretende-se: Conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas da transição digital na educação; Contribuir para a mudança de paradigma, favorecendo-se uma cultura de cooperação e colaboração ao nível do trabalho docente; Corresponsabilizar os docentes pelo seu percurso de autoaprendizagem ao longo da transição digital; Promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo; Refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo.
Os nomes e os adjetivos são duas classes lexicais e nucleares na língua. São as propriedades semânticas, sintáticas e morfológicas que serão abordadas nesta ACD, assim como serão apresentadas algumas propostas para o seu ensino.
Com esta ação pretende-se capacitar os docentes sobre como prevenir comportamentos suicidários em Meio Escolar.
Nesta ACD pretende-se abordar, de uma forma objetiva e sucinta, conceitos relacionados com a orientação sexual e a identidade de género que podem ajudar a prevenir situações de discriminação em contexto escolar.
Esta ACD enquadra-se no âmbito de um estudo "Criatividade científica e ensino das ciências no 2º e 3º ciclos do ensino básico" e, com ela, pretende-se uma reflexão alargada e sustentada sobre as possibilidades deste tipo de práticas em contexto de sala de aula de forma a que a criatividade científica seja intencionalmente desenvolvida em ambientes de aprendizagem.
Não há pedagogia da leitura que não passe pela pedagogia dos afectos e amar ler é o requisito primeiro para formar crianças leitoras, emocionalmente inteligentes e imaginativamente interventivas. Rui Marques Veloso e Leonor Riscado (in Malasartes, 2002, p. 29)
A equipa do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Escola Secundária de Caldas das Taipas, propõe esta ação na concretização do seu Plano Estratégico com vista a promover o trabalho colaborativo docente na planificação e na realização de atividades de aprendizagem ativa que concorram para o desenvolvimento de competências.
Esta formação permitirá que os participantes adquiram ferramentas de criação de atividades performativas com/para os alunos, através da experiência de trabalho teatral do formando no espetáculo referido, nomeadamente recorrendo à dramaturgia não narrativa.
A participação nesta formação permitirá aos formandos ter contacto com os elementos fundamentais do processo de criação artística com as crianças, a partir de um conceito abstracto (neste caso, o escuro): da subjectividade à materialidade da criação.
Com esta ação pretende-se clarificar e desmistificar os estereótipos e características da sobredotação e capacitar os docentes em matéria de desenvolvimento e aplicação de estratégicas conducentes a uma maior eficácia do trabalho a realizar com os alunos com características de sobredotação.
Nesta ação pretende-se: Conhecer os documentos de enquadramento das políticas educativas da transição digital na educação; Contribuir para a mudança de paradigma, favorecendo-se uma cultura de cooperação e colaboração ao nível do trabalho docente; Corresponsabilizar os docentes pelo seu percurso de autoaprendizagem ao longo da transição digital; Promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo; Refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo.
O objetivo desta formação é o de atualizar o conhecimento dos professores no que respeita ao papel da fluência para a compreensão da leitura e fornecer estratégias para a sua promoção em contexto de sala de aula integrando recursos multimédia.
A globalização, a inovação tecnológica e, consequentemente, o acesso cada vez mais generalizado à informação e ao conhecimento mundial, originou uma mudança individual e coletiva na nossa forma de estar e de pensar. E não se trata apenas de uma mudança ao nível das relações e comportamentos sociais, mas também de uma autêntica reinvenção nos ambientes profissionais e,em concreto nos contextos educativos.
Com esta ação pretendemos que o processo ensino-aprendizagem seja um factor de cidadania ativa dos docentes tornando-os mais conscientes, hoje e no futuro, da importância da preservação do espaço urbano em que habitam. Nota - Esta ação integrar-se-á no programa de visitas organizadas pela Muralha-Associação de Guimarães para a Defesa do Património.
A inovação pedagógica em contexto de Sala de aula permite envolver o aluno de forma espontânea e atrativa. As mesas interativas são soluções inovadoras muito versáteis e foram projetadas para envolver e cativar o utilizador. Possibilitam o desenvolvimento de experiências de ensino/aprendizagem mais dinâmicas, divertidas e estimulantes, para alunos e educadores.
Com esta ação pretende-se analisar como pode a transição digital apoiar a recuperação das aprendizagens, apoiar os professores na sua prática de modo a conseguir que todos os alunos atinjam o seu potencial, assegurar a equidade e a inclusão. Será feita uma breve revisão da investigação neste âmbito e explorado o recurso tecnológico Ensinar e Aprender Português
Com esta ação pretende-se preparar e munir os treinadores/professores de andebol de conhecimento/competências, para o trabalho da força, na região, nos clubes na formação dos seus participantes/atletas/andebolistas.
Nesta ACD pretende-se abordar, de uma forma objetiva e sucinta, conceitos relacionados com a orientação sexual e a identidade de género que podem promover práticas inclusivas em contexto escolar.
Nesta sessão de trabalho pretende-se debater o primeiro 'rascunho' PE do AEFH a nível ético, político, organizacional e social
A participação nesta formação dará aos formandos ferramentas práticas de trabalho na área da música e das artes performativas, bem como ajudará na compreensão e execução de dinâmicas de grupo, tendo em vista o cumprimentos dos objetivos criativos e pedagógicos desejados.
A participação nesta formação permitirá aos formandos compreender a validade da arte como produto final e como processo de pensamento transdisciplinar, e compreender a importância da arte no desenvolvimento pessoal e socioemocional nas diferentes fases de aprendizagem.
A participação nesta formação permitirá aos formandos ter contacto com os pilares fundamentais de desenvolvimento de um projeto com as crianças, considerando-o como uma projeto artístico-pedagógico conjunto, de cruzamento e relação entre artes e formas de expressão.
A participação nesta formação permitirá enquadrar e propor uma série de ferramentas pedagógicas que induzam o trabalho criativo nas crianças e a intencionalidade do mesmo, no sentido da criação de um ambiente educativo mais inclusivo, livre e transdisciplinar.
A participação nesta formação permitirá o reconhecimento de um lado mais técnico da dança criativa e do movimento corporal, para um entendimento do que é o trabalho efetivo desta área disciplinar com as crianças em contexto educativo.
A participação nesta formação permitirá o reconhecimento de modelos pedagógicos de acção-reflexão baseados na dança criativa, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem e o apoio aos alunos na adaptação ao contexto socioeducativo.
Esta ação integrar-se-á no programa nacional das Jornadas Europeias do Património, promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural, entre os dias 24 de setembro a 3 de outubro, subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado. Esta visita conta com a parceria da Junta de Freguesia de Caldelas, da Cooperativa Taipas Turitermas e do CFFH.
Trata-se de uma temática atual, oportuna, num ano em que todos somos convocados a refletir e a experimentar novas metodologias. Este é também o momento para descobrir os 21 artigos focados no digital, problematizando escolhas, analisando estratégias, partilhando recursos e projetos, debatendo lugares-comuns do discurso tecnológico.
Esta ação pretende aproximar/informar/mobilizar os docentes para a transformação da escola, oferecendo à sua comunidade várias leituras/focos sobre o digital, problematizando escolhas, analisando estratégias, partilhando recursos e projetos, debatendo os lugares-comuns do discurso tecnológico.
A primeira edição do Curso de Ilustração Científica, do Laboratório da Paisagem, pretende abordar técnicas e metodologias básicas de ilustração científica, dando-se ênfase particular ao desenho de observação. O curso é composto por 6 sessões de 6h cada (total de 36h),em junho. A ilustração pode constituir uma ferramenta diferenciadora, lúdica e eficiente no processo de ensino e aprendizagem estendendo-se a todas as áreas de conhecimento que considerem indispensável a transmissão da informação através do desenho.
A cidade de Guimarães, historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa, vive de forma intensa o seu passado e a sua identidade. Com esta ação pretende-se estreitar e aprofundar as relações entre os professores e as raízes culturais do município, esperando-se abordar aspetos que permitam um conhecimento ainda mais profundo da história e das raízes da cidade e de Portugal.
A participação nesta formação permitirá ao formando o ampliar do pensamento pedagógico em torno de atividades artísticas, tornando os profissionais mais aptos para o cumprimento conjunto do desenvolvimento e empoderamento dos/as alunos/as no mundo contemporâneo, sensibilizando-os para a diversidade de linguagens estéticas e éticas.
A participação nesta formação permitirá ao formando o ampliar do pensamento pedagógico em torno de atividades artísticas, tornando os profissionais mais aptos para o cumprimento conjunto do desenvolvimento e empoderamento dos/as alunos/as no mundo contemporâneo, sensibilizando-os para a diversidade de linguagens estéticas e éticas.
Com o objetivo de culminar uma série de sessões que as "Comunidades Profissionais de Aprendizagem do CFFH" realizaram, planeámos esta sessão que se pretende alargada a todos os docentes das escolas associadas ao CFFH. Contamos consigo! Inscrições abertas até 31 de maio de 2021
Com esta ACD, pretende-se promover a divulgação e o desenvolvimento dos valores de Abril nos docentes/escolas, promovendo o gosto pela história e pelas questões nacionais fomentando a Cidadania, potenciando a capacidade dos docentes se envolverem nas problemáticas e interesses da sociedade, a nível local, regional, nacional e global, preparando as novas gerações para uma convivência plural e democrática, valores que o perfil dos alunos e a ENEC convocam e aos quais os docentes têm de responder assertivamente.
Esta ação destina-se à preparação/formação dos docentes no âmbito do projeto CURTIR CIÊNCIA - CIM do Ave, potenciando as competências DE LITERACIA CIENTÍFICA, com o objetivo de replicação das experiências proporcionadas na sessão, em contexto escolar.
Esta ação destina-se à preparação/formação dos docentes no âmbito do projeto CURTIR CIÊNCIA - CIM do Ave, potenciando as competências DE LITERACIA CIENTÍFICA, com o objetivo de replicação das experiências proporcionadas na sessão, em contexto escolar.
Com o objetivo de culminar uma série de sessões que as "Comunidades de aprendizagem para uma cultura de avaliação formativa" do CFFH levaram a cabo, este ano letivo (2020/2021), planeámos esta sessão que se pretende alargada a todos os docentes das escolas associadas ao CFFH. Contamos consigo! Inscrições abertas até 12 de maio de 2021.
Esta ação destina-se à preparação/formação dos docentes no âmbito do projeto CURTIR CIÊNCIA - CIM do Ave, potenciando as competências DE LITERACIA CIENTÍFICA, com o objetivo de replicação das experiências proporcionadas na sessão, em contexto escolar.
Com esta formação pretendemos dotar os/as professores/as de conhecimento sobre a consciência e gestão emocional em crianças. Para isso, vamos apresentar programas e práticas estruturadas de consciência emocional para crianças.
Com esta formação pretendemos dotar os/as professores/as de conhecimento sobre a consciência e gestão emocional em crianças. Para isso, vamos falar sobre comunicação consciente: Mindfulness na sala de aula.
Com esta formação pretendemos dotar os/as professores/as de conhecimento sobre a consciência e gestão emocional em crianças. Para isso, vamos analisar práticas promotoras de saúde psicológica e equilíbrio diário, para aplicar no quotidiano junto dos/as alunos/as e docentes.
A participação nesta formação permitirá ao formando ampliar do pensamento pedagógico em torno de atividades artísticas, tornando os profissionais mais aptos para o cumprimento conjunto do desenvolvimento e empoderamento dos/as alunos/as no mundo contemporâneo, sensibilizando-os para a diversidade de linguagens estéticas e éticas, numa época marcada pela pandemia COVID-19.
Com esta formação pretendemos dotar os/as professores/as de ferramentas criativas que lhes permitam explorar com os/as seus/as alunos/as as diversas dimensões do espetáculo AZUL VERMELHO AZUL MANTEIGA e sua temática. O objetivo maior deste trabalho será sensibilizar para o cruzamento interdisciplinar e conceptual.
Esta ACD pretende dar continuidade ao Projeto "Comunidades de Aprendizagem para uma Cultura de Avaliação Formativa" aprovado pelo Conselho de Diretores do CFFH.
Pretende-se, com esta ação, promover a conceção de atividades de aprendizagem inovadoras integradas em Cenários de Ensino e Aprendizagem inovadores. Estes cenários visam priorizar as tendências educacionais selecionadas e elevar o grau de maturidade de inovação dos agentes educativos envolvidos.
Pretende-se discutir e apreciar criticamente metodologias e práticas no âmbito da abordagem STEAM em contexto escolar e refletir acerca da pertinência de criação de domínios de articulação curricular (DAC) com recurso às STEAM no âmbito das políticas e práticas educativas em contexto e da qualidade das aprendizagens.
A promoção de escolas mais inclusivas constitui atualmente uma prioridade das políticas e práticas educativas a nível nacional e internacional (OECD, 2015; Suleymanov, 2015; UNESCO, 2017). Este contexto, instiga-nos a partilhar e a refletir em conjunto, sobre a estratégia de escola para atender à diversidade e para promover a inclusão e melhores aprendizagens. Neste âmbito foi constituída uma rede de partilha com docentes das EMAI, das escolas associadas ao CFFH, com vista à reflexão sobre práticas promotoras de inclusão e melhores aprendizagens e que privilegiem a atenção à diversidade.
A ACD assenta no pressuposto da importância do desenvolvimento de competências no âmbito das relações interpessoais, nomeadamente através do trabalho colaborativo e da necessidade de motivar os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se reflitam numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos e que vão ao encontro do preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Esta ACD pretende dar continuidade ao Projeto "Comunidades de Aprendizagem para uma Cultura de Avaliação Formativa" aprovado pelo Conselho de Diretores do CFFH.
A participação nesta formação permitirá o ampliar do pensamento pedagógico, agora com foco nas crianças, e na promoção de práticas diárias que aumentem a sua saúde psicológica e bem-estar. O que tornará os/as professores/as mais eficazes no processo de ensino aprendizagem e no apoio aos/às alunos/as na adaptação à nova realidade educativa, decorrente da pandemia COVID-19.
A participação nesta formação permitirá o ampliar do pensamento pedagógico, agora com foco nas crianças, e na promoção de práticas diárias que aumentem a sua saúde psicológica e bem-estar. O que tornará os/as professores/as mais eficazes no processo de ensino aprendizagem e no apoio aos/às alunos/as na adaptação à nova realidade educativa, decorrente da pandemia COVID-19.
A participação nesta formação permitirá o ampliar do pensamento pedagógico, agora com foco nas crianças, e na promoção de práticas diárias que aumentem a sua saúde psicológica e bem-estar. O que tornará os/as professores/as mais eficazes no processo de ensino aprendizagem e no apoio aos/às alunos/as na adaptação à nova realidade educativa, decorrente da pandemia COVID-19.
A participação nesta formação permitirá motivar os/as docentes para o recurso a atividades artísticas de movimento e de voz, capacitando-os, assim, para a educação de crianças e jovens em comunicar com múltiplas linguagens, para além da verbal.
Com esta ação pretende-se motivar os/as docentes para o recurso à literatura clássica no ensino, com abordagens contemporâneas que fundamentam princípios inclusivos de uma sociedade onde coexistem ontologias diversas, capacitando-os, assim, para a educação de crianças e jovens num contexto social amplo e diverso.
Com esta formação pretende-se apresentar atividades práticas que se poderão realizar em contexto sala de aula e de recreio, e passar orientações de aplicação, ajudando os/as docentes a verem o potencial dos/as discentes e a explorar a sua criatividade. Para isso, serão aplicados jogos lúdicos, com recurso à expressão corporal, à expressão dramática e ao improviso, em prática simulada, que permitirá aos/às docentes alargar as opções de atividades lúdicas, como recursos pedagógicos, tornando-os mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem e no apoio à adaptação à nova realidade educativa, decorrente da pandemia COVID-19.
Com esta formação pretende-se apresentar atividades práticas que se poderão realizar em contexto sala de aula e de recreio, e passar orientações de aplicação, ajudando os/as docentes a verem o potencial dos/as discentes e a explorar a sua criatividade. Para isso, serão utilizadas simulações pedagógicas, em torno de situações-problema, e vídeos de demonstração que permitirá aos/às docentes desenvolver técnicas de metodologia pedagógica para a realização das atividades lúdicas, tornando-os mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem e no apoio à adaptação à nova realidade educativa, decorrente da pandemia COVID-19.
Devido à pandemia, a 27ª edição da Revista ELO - 60/30: os alicerces da escola cosmopolita, vai ter o seu lançamento em formato online. Se pretende estar connosco neste evento, por favor, faça a sua inscrição para posteriormente lhe ser enviado o link. Os participantes terão, como certificado, um exemplar impresso da revista, a ser levantado nas instalações do CFFH. Aceite o nosso convite! Muito obrigada.
Esta ação de curta duração irá disseminar os conteúdos adquiridos durante o curso estruturado Project Based Learning in the Classroom: Setup, Integration and Reflection, realizada em Itália, no âmbito do Projeto Europeu KA101 - Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar BRITEIROS: novos desafios da Educação".
Esta ACD constitui o "pontapé de saída" do Projeto "Comunidades de Aprendizagem para uma Cultura de Avaliação Formativa" aprovado pelo Conselho de Diretores do CFFH.
A equipa do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, da Escola Secundária de Caldas das Taipas, promove esta ação na concretização do seu Plano Estratégico no que respeita à dinamização da formação em áreas que contribuem para a inovação. Pretende-se, com esta ação, conhecer e refletir sobre as tendências para a inovação educacional e o grau de maturidade de inovação dos agentes educativos para construir/adaptar Cenários de Ensino e Aprendizagem inovadores.
A participação nesta formação permitirá o ampliar do pensamento pedagógico em torno de atividades artísticas, tornando os profissionais mais aptos para o cumprimento conjunto do desenvolvimento e empoderamento dos alunos no mundo contemporâneo.
Com esta formação pretendemos dotar os professores de ferramentas criativas que lhes permitam explorar com os seus alunos as diversas dimensões do espetáculo A Árvore Branca.
A promoção de escolas mais inclusivas constitui atualmente uma prioridade das políticas e práticas educativas a nível nacional e internacional (OECD, 2015; Suleymanov, 2015; UNESCO, 2017). Este contexto, instiga-nos a partilhar e a refletir em conjunto, sobre a estratégia de escola para atender à diversidade e para promover a inclusão e melhores aprendizagens. Neste âmbito foi constituída uma rede de partilha com docentes das EMAI, das escolas associadas ao CFFH, com vista à reflexão sobre práticas promotoras de inclusão e melhores aprendizagens e que privilegiem a atenção à diversidade.
Os formandos serão convidados a refletir sobre acessibilidade física e intelectual, numa abordagem didático-criativa, explorando questões como a alteridade, a diversidade e a construção de linguagem, de forma a explorar cenários de aprendizagem alternativos com público com perfil que se apoia na diferença: distintas idades, raças, capacidades intelectuais ou ferramentas de comunicação, quer na componente letiva, quer nas atividades de enriquecimento curricular ou em atividades institucionais. Assim, os formandos desenvolverão competências transversais que enriquecerão a sua atividade profissional.
Pretende-se com esta ação fomentar a reflexão sobre a importância e diferença das modalidades de avaliação pedagógica (sumativa e formativa) contribuindo assim para o desenvolvimento de competências dos docentes nesse domínio e apoiar na elaboração dos critérios de avaliação.
A participação nesta formação permitirá o ampliar do pensamento pedagógico em torno de atividades artísticas, tornando os profissionais mais aptos para o cumprimento conjunto do desenvolvimento e empoderamento dos alunos no mundo contemporâneo.
Com esta formação pretendemos dotar os professores de ferramentas criativas que lhes permitam explorar com os seus alunos as diversas dimensões do espetáculo GESTOS BRAVOS e sua temática. Para isso, iremos experimentar algumas dinâmicas expressivas partindo do dossier pedagógico do espetáculo e procurar formas criativas de ir mais além com a reflexão sobre a temática em cada uma das dinâmicas experimentadas.
Com esta formação pretende-se dotar os professores de conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da saúde psicológica e bem-estar no contexto educativo, nos próprios e nos seus alunos (e respetivas famílias). Para isso, serão abordados os fatores protetores e de risco na saúde psicológica e analisadas estratégias de identificação e gestão de emoções negativas, promovendo um processo comunicacional emocionalmente consciente.
Com esta formação pretende-se dotar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da saúde psicológica e bem-estar no contexto educativo, nos próprios e nos seus alunos (e respetivas famílias). Para isso, será promovido o estabelecimento de uma nova relação com os pensamentos e emoções.
Com esta formação pretende-se dotar os docentes de conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da saúde psicológica e bem-estar no contexto educativo, nos próprios e nos seus alunos (e respetivas famílias).
Esta ação de formação tem como objetivos permitir a troca de saberes e de experiências que permitam compreender o funcionamento da plataforma de ensino-aprendizagem Google Classroom, contribuindo para uma utilização mais eficaz em contexto de aprendizagem e contribuindo para o aperfeiçoamento do exercício profissional da docência, nos diferentes níveis de ensino, das disciplinas de História e Geografia.
Esta ACD tem como objetivo promover o trabalho colaborativo entre equipas dos vários Centros Qualifica . A ACD justifica-se, pois, para os professores de todos os Grupos de Recrutamento, cujo serviço esteja ou se preveja que venha estar, no próximo ano letivo, associado aos Centros Qualifica.
Nesta formação vamos reaprender a ler e a desmontar textos de forma a poder abordar toda a plasticidade da voz falada.
Convidamos os interessados a estar presentes nesta sessão, pelo interesse e pertinência do tema e pela qualidade dos oradores. Informamos que esta sessão não cumpre os requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho nº 5741/2015 de 20 de maio.
Esta ação surge da necessidade dos docentes do AE de Montelongo se familiarizarem com metodologias de trabalho por projetos e de educação democrática, refletindo e debatendo, conjuntamente, sobre outras formas de compreender a aprendizagem, em sala de aula e fora dela.
O assunto desta ação enquadra-se no plasmado do referencial da Educação para a Cidadania e ainda afim ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Com esta ação pretende-se dotar os participantes para o pensamento sobre como promover a implicação do público-alvo na criação de um espetáculo de teatro, estabelecendo um espaço inclusivo de diálogo e exploração de ideias, ao mesmo tempo que se fomenta a discussão em torno da necessidade de desenvolver um sentido crítico sobre o que nos rodeia, clarificando a importância da construção de comunidades e territórios heterogéneos, com recurso a ferramentas avançadas de criação e composição teatral.
Pela pertinência e urgência do debate sobre INCLUSÃO, propõe-se esta ação para, com rigor e qualidade científica e pedagógica, dotar os docentes de conhecimentos/procedimentos necessários ao seu bom exercício profissional.
Nesta ação os formandos serão convidados a refletir sobre a sustentabilidade do planeta, numa abordagem didático-criativa, isto é, numa viagem ao desconhecido explorando questões como a alteridade, a diversidade e a construção de linguagem, de forma a explorar cenários de aprendizagem alternativos com os alunos, quer na componente letiva, quer nas atividades de enriquecimento curricular. Assim, os formandos desenvolverão competências transversais que enriquecerão a sua atividade profissional.
Nesta ação os formandos serão convidados a refletir sobre a sustentabilidade do planeta, numa abordagem didático-criativa, isto é, numa viagem ao desconhecido explorando questões como a alteridade, a diversidade e a construção de linguagem, de forma a explorar cenários de aprendizagem alternativos com os alunos, quer na componente letiva, quer nas atividades de enriquecimento curricular. Assim, os formandos desenvolverão competências transversais que enriquecerão a sua atividade profissional.
A escola, face aos desafios atuais, tem necessariamente de se reinventar assumindo-se como um espaço culturalmente significativo e promotor de sucesso. Pretende-se com esta ação promover a reflexão sobre o papel do professor como gestor flexível do currículo e de opções metodológicas que, num ambiente colaborativo, gera um percurso de aprendizagens de sucesso nos seus alunos, alterando as suas práticas numa escola inclusiva no contexto educativo do século XXI.
Pretende-se, com esta ação de curta duração dar apoio às medidas do programa Partilhar para Melhorar do Plano de Ação Estratégica (PAE), promover o trabalho colaborativo interdepartamental e reforçar as competências de gestão e liderança na supervisão e colaboração intra e inter pares, para a melhoria profissional. Esta ação de formação, está ainda protocolada com o Centro de Formação Francisco de Holanda para a Formação Contínua inserida no processo de disseminação do referido projeto, no âmbito do Projeto Europeu KA101 - Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar BRITEIROS: @PRENDER, ENSIN@R & PARTILH@R: ideias criativas para uma escola de sucesso.
Nesta ACD serão partilhados os métodos utilizados na abordagem em contexto escolar das duas disciplinas (Dança e Filosofia) e na mediação que se pode fazer entre ambas.
Esta ação visa promover práticas inclusivas e competências de planificação do processo de ensino-aprendizagem, sustentadas na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), tendo em vista uma ação educativa efetiva que responda às necessidades de todos e de cada um dos alunos.
Pretende-se com esta ação promover a reflexão sobre o papel do professor como gestor flexível do currículo e de opções metodológicas que, num ambiente colaborativo, gera um percurso de aprendizagens de sucesso nos seus alunos, alterando as suas práticas numa escola inclusiva no contexto educativo do século XXI
A ACD assenta, entre outros, no pressuposto da importância do desenvolvimento de competências no âmbito das relações interpessoais, nomeadamente através do trabalho colaborativo e da necessidade de motivar os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se reflitam numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos e que vão ao encontro do preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A ACD pretende também esclarecer sobre a forma de elaboração de inquéritos por questionário bem como o tratamento estatístico dos dados e a sua interpretação. Todos os docentes que realizam trabalhos de projeto e pretendem colher dados através das técnicas de inquirição, confrontam-se não só com a dificuldade de perguntar, como também de tratar estatisticamente os dados e interpretá-los à luz dos conceitos.
A ação de formação pretende dar a conhecer o que é o mindfulness e os seus benefícios em contexto escolar, consciencializando o público alvo para a importância que este tipo de treino mental tem na promoção de estratégias mais adaptativas face à forma como lidamos com os pensamentos e emoções.
Com esta ação pretende-se sensibilizar os docentes e agentes educativos para a importância do brincar como atividade espontânea e necessária da criança, o jogo como estratégia de construção do conhecimento e como aliados essenciais nas práticas educativas enriquecedoras e significativas para as crianças. Por outro lado, esta ação tem o propósito de sensibilizar e instruir os formandos para a a importância da educação emocional com as crianças desde cedo nos diferentes contextos educativos.
Com esta ação pretende-se explanar a importância das Expressões Artísticas nos diferentes contextos educativos bem como, sensibilizar e capacitar os formandos para uma educação inclusiva, com conhecimentos e estratégias adequadas às necessidades e potencialidades de cada criança nos contextos de Atividades de Enriquecimento Curricular, Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família.
A ACD assenta no pressuposto da importância do desenvolvimento de competências no âmbito das relações interpessoais, nomeadamente através do trabalho colaborativo e da necessidade de motivar os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se reflitam numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos e que vão ao encontro do preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Esta ação permite aos docentes a familiarização com uma estratégia de resolução de problemas - Método do Modelo de Singapura.
Com este curso pretende-ser ir ao encontro das necessidades formativas do AEB e assim: dar apoio às medidas do programa Partilhar para Melhorar do Plano de Ação Estratégica (PAE), promover o trabalho colaborativo interdepartamental e reforçar as competências de gestão e liderança na supervisão e colaboração intra e inter pares, para a melhoria profissional. Esta ação tem requisitos para ser reconhecida nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com esta ação pretende-se habilitar os docentes do 1º ciclo a trabalhar a obra de José Eduardo Agualusa (Estranhões e Bizarrocos - livro recomendado para o 2º ano de escolaridade) permitindo ler e escrever o mundo interior das crianças e o mundo em que elas se movimentam, num tempo só por elas habitado, no qual todas as coisas duram para sempre.
Com esta ação pretende-se habilitar os docentes do 1º ciclo a trabalhar a obra de José Eduardo Agualusa (Estranhões e Bizarrocos - livro recomendado para o 2º ano de escolaridade) permitindo ler e escrever o mundo interior das crianças e o mundo em que elas se movimentam, num tempo só por elas habitado, no qual todas as coisas duram para sempre.
Esta ação surge da necessidade de os docentes aplicarem nas suas turmas, e com os seus alunos, estratégias cientificamente validadas, que lhes permitam acalmar e devolver nos alunos a capacidade de atenção/concentração, tão necessária para se estar em sala de aula, capacitado e disponível cognitivamente para a aprendizagem.
Esta ação tem como objetivo apresentar ferramentas que podem ajudar a prevenir comportamentos de indisciplina, bem como potenciar o bem-estar geral do aluno e do professor e tem requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Os principais objetivos deste seminário são estabelecer modelos de «coaching» e de «mentoring» e, simultaneamente, fornecer aos participantes algumas competências altamente eficazes para que possam ser postas em prática em contexto de sala de aula. Este seminário reúne requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com esta ACD pretende-se capacitar os docentes de técnicas de educação não formal que contribuam para incentivar a abordagem de diversas temáticas transversais a todas as áreas de ensino e que potenciem a consciencialização e a mudança de comportamentos e atitudes dos seus educandos face ambiente. Esta ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este projeto destina-se a professores de Artes Performativas do Programa Mais Três e desenvolve-se em duas componentes: pedagógica e performativa (com o apoio da equipa artística Radar 360º). As atividades pedagógicas irão fomentar a pesquisa, a experimentação e a descoberta e serão um motor para a criação de um espetáculo final, assim como um motor de desenvolvimento de competências transversais dos docentes.
Este projeto destina-se a professores de Artes Performativas do Programa Mais Três e desenvolve-se em duas componentes: pedagógica e performativa (com o apoio da equipa artística Radar360º). As atividades pedagógicas irão fomentar a pesquisa, a experimentação e a descoberta e serão um motor para a criação de um espetáculo final, assim como um motor de desenvolvimento de competências transversais dos docentes.
Esta ação destina-se a professores de Artes Performativas do Programa Mais Três e desenvolve-se em duas componentes: pedagógica e performativa (com o apoio da equipa artística Radar360º). As atividades pedagógicas irão fomentar a pesquisa, a experimentação e a descoberta e serão um motor para a criação de um espetáculo final, assim como um motor de desenvolvimento de competências transversais dos docentes.
Com esta ACD pretende-se capacitar os avaliadores externos no processo AEDD. Esta ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com esta ACD, pretende-se despertar na comunidade educativa o imperativo do direito ao sonho, promovendo a curiosidade e a criatividade necessárias para encontrar soluções para melhorar a sociedade em que vivemos. Esta ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
A ComDignitatis- Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana, em parceria com a CMG e o CFFH, está a organizar este Encontro que se enquadra nas Comemorações do 30º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, com a apresentação pública da Cidade de Guimarães como Cidade Amiga das Crianças e com a apresentação e reflexão sobre as conclusões do II Congresso Europeu sobre Uma Justiça Amiga das Crianças. Este encontro reúne os requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com esta ACD, pretende-se despertar na comunidade educativa o imperativo do direito ao sonho, promovendo a curiosidade e a criatividade necessárias para encontrar soluções para melhorar a sociedade em que vivemos. Esta ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
O objetivo e desconstruir questões associadas às problemáticas do colonialismo e d pós-colonialismo. Os manuais escolares portugueses de História omitem temáticas e induzem a vários equívocos. Importa, pois, refletir criticamente sobre o seu panorama atual junto dos seus alunos e professores.
O objetivo e desconstruir questões associadas às problemáticas do colonialismo e d pós-colonialismo. Os manuais escolares portugueses de História omitem temáticas e induzem a vários equívocos. Importa, pois, refletir criticamente sobre o seu panorama atual junto dos seus alunos e professores.
Esta ação pensada para dar mote à abertura de mais um desafiante ano letivo, tem como convidado Eduardo Marçal Grilo - Ministro da Educação no XIII Governo Constitucional, de 28 de Outubro de 1995 a 25 de Outubro de 1999. Contamos consigo!
O Centro de Formação Francisco de Holanda, pretendeu na Revista ELO 26, evocar a obra de António Sérgio (03/09/1883- 24/01/69) - a atualidade e modernidade do seu ideário cívico-pedagógico e promover uma reflexão sobre o desígnio educativo nacional de oferecer uma escola mais adequada às crianças e jovens que dela esperam uma educação/formação sustentada assertiva e inclusiva.
Pretende-se com estas jornadas o debruçar consciente sobre a Inclusão, com reflexo na postura e nas práticas pedagógicas e na redefinição de projetos numa escola virada para o futuro. Estas jornadas reúnem os requisitos para serem reconhecidas como ACD nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Para cumprir o desafio de promover aprendizagens de qualidade indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, as medidas de política educativa consignadas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, assumem a centralidade das escolas, dos professores e dos alunos, como ponto de partida para a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada. Pretende-se com este seminário pensar quer os desafios e as implicações da Autonomia e Flexibilidade Curricular quer, sobretudo, as conceções curriculares e pedagógicas que sustentam tais desafios e implicações. Este seminário reúne requisitos para ser reconhecido como ACD nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este seminário destina-se a atualizar conhecimentos e experiências das educadoras de infância que, em anos transatos, estiveram envolvidas no projeto "Ter ideias para mudar o mundo". Pretende-se desenvolver as suas competências de organização de ambientes de ensino e aprendizagem desafiadores que promovam o desenvolvimento do espírito empreendedor das crianças ou alunos. Este seminário reúne requisitos para ser reconhecido como ACD nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com este seminário ação pretende-se estreitar e aprofundar as relações entre os professores e as raízes culturais do município, esperando-se abordar aspetos que permitam um conhecimento ainda mais profundo da história e das raízes da cidade e de Portugal. Este seminário reúne requisitos para ser reconhecido como ACD nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com este Seminário pretende-se promover a (re)qualificação de práticas pedagógicas dos docentes, dotando-os de competências no domínio do desenvolvimento pessoal e relacional, de modo a promover um ambiente de trabalho possibilitador, gratificante e de sucesso. Os professores serão capazes de se guiarem e de guiarem os alunos a um autoconhecimento que permita um trajeto profissional/ educativo mais alinhado com a sua missão educativa e com os valores da humanidade. Este Seminário reúne requisitos para ser reconhecido como ACD nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com esta ACD pretende-se analisar os comportamentos tidos como problemáticos ou perturbadores em contexto escolar, considerar os fatores que poderão estar associados e aprofundar o conhecimento sobre as estratégias consideradas mais eficazes, na prevenção e intervenção sobre estes comportamentos, de modo a contribuir para o sucesso educativo de todos os alunos. Esta ação reúne os requisitos para ser reconhecida, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29/05.
Com esta ACD, pretendemos divulgar e desenvolver dos valores de Abril na escola/professores, promovendo o gosto pela história e pelas questões nacionais fomentando a Cidadania, preservando e divulgando os ideais de uma sociedade democrática de forma a termos uma escola cada vez mais aberta aos valores da liberdade, igualdade, solidariedade e tolerância que, por certo, potenciarão a capacidade dos docentes se envolverem nas problemáticas e interesses da sociedade, a nível local, regional, nacional e global, preparando as novas gerações para uma convivência plural e democrática, valores que o perfil dos alunos e a ENEC convocam e aos quais os docentes têm de responder assertivamente.
O desenho do programa da ação e os oradores convidados permitirão uma efetiva valorização da cidadania democrática e os docentes terão a possibilidade de um olhar transversal sobre a cidadania e a inclusão sensibilizando para o alargamento das práticas educativas, de forma a que todos os docentes se motivem a adquirir e aplicar os conhecimentos necessários à coordenação do processo educativo dos alunos com dificuldades diversas - induzindo a melhoria da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo de todos os alunos. Esta ação reúne os requisitos para ser reconhecida, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29/05.
O desenho do programa da ação e os oradores convidados permitirão uma reflexão sustentada sobre a flexibilidade curricular, consagrada no DL 55/2018, de 06/07, em articulação com o desejado perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (PASEO), numa perspetiva que assenta no pressuposto de que o exercício da autonomia em educação só é efetivamente garantido na medida em que a escola se torne mais inovadora, ágil e adequada às atuais exigências. Assim, esta ação formativa/reflexiva promoverá o debate de estratégias para que os profissionais da educação se tornem mais capacitados a desenvolver atividades curriculares, contextualizadas, flexíveis e significativa. Permite, ainda,conhecer experiências desenvolvidas em várias escolas/AE. A ação reúne requisitos para ser reconhecida, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29/05.
Com esta ACD, pretende-se informar o corpo docente acerca do Burnout e contribuir para que os professores possam exercer funções de docência em condições plenas e situações de aprendizagem que promovam o sucesso educativo de todos os alunos. Esta ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
A presente ação visa a capacitação dos docentes para a implementação do quadro para o regime legal para inclusão (Decreto-Lei n.º 54/2018), visando entre outros, compreender os seus princípios e as opções metodológicas subjacentes. A ação reúne requisitos para ser reconhecida nos termos do Despacho 5741/2015, de 29/05.
Ação com requisitos para ser ACD, nos termos do artº 4º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Desenvolver uma escola atrativa e justa é o desafio de todos aqueles que advogam a ideia de uma escola comum e de percursos diferenciados que garantam o desenvolvimento das potencialidades de cada um. Esta ação preenche os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Esta ação de curta duração irá disseminar os conteúdos adquiridos durante os cursos estruturados na Finlândia, designados Structured Educational Visit to Schools/Institutes & Training Seminar in Finland e New learning environments - What kind of schools should we build in a future? e reúne requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Esta proposta formativa visa propor um conjunto de reflexões, recomendações e dispositivos que permitam uma relação congruente entre o ato de ensinar e de aprender e o ato de avaliar, tendo como referência os pressupostos do DL 55/2018, de 06/07, reunindo os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Esta ação preenche os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio. Com ela pretende-se ajustar a prática pedagógica às necessidade de todos e de qualquer um dos alunos.
Este seminário tem como objetivo primordial sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, propor as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar, acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem, prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas, elaborar o relatório técnico -pedagógico previsto no artigo 21.º e, se aplicável, o programa educativo individual e o plano individual de transição previstos, respetivamente, nos artigos 24.º e 25.º, acompanhar o funcionamento do centro de apoio à aprendizagem e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741//2015, de 29 de maio.
Este seminário tem como objetivo primordial incrementar o bem-estar profissional e o conhecimento de práticas de gestão em sala de aula e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este seminário tem como objetivo primordial mostrar como apoiar o desenvolvimento de pedagogias inovadoras e conteúdos baseados nas TIC e em práticas ativas e de aprendizagem ao longo da vida e visa o desenvolvimento das competências digitais e tecnológicas, resultando no aumento e partilha de materiais pedagógicos com recurso às novas ferramentas da Web 2.0, na prática letiva e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este seminário tem como objetivo primordial mostrar como a discriminação, violência escolar e o bullying são fatores relevantes para o impedimento de se viver uma vida segura e digna para o exercício da cidadania com o consequente aprimoramento da democracia e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este seminário tem como objetivo primordial colocar professores e alunos em ambientes de aprendizagem virtual, com especial enfoque na dinamização de projetos e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com este seminário pretende-se analisar e sensibilizar para o alargamento das práticas educativas, de forma a que todos os docentes se motivem a adquirir e aplicar os conhecimentos necessários à coordenação do processo educativo dos alunos com dificuldades diversas e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Este seminário prende-se com a necessidade de dar resposta a um problema do AEAMC que está relacionado com o facto de a escola promover o Apoio Tutorial Específico previsto na legislação e um apoio Tutorial para os alunos que não cumprem os critérios por ela impostos, mas necessário para dar resposta às várias situações de cariz emocional, familiar, cultural e académico dos alunos e possui requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Com este seminário pretende-se dotar a equipa multidisciplinar de ferramentas para poder atuar em conformidade com a legislação em vigor, não descorando as especificidades da sua formação de base, e acentuando o seu papel concreto na equipa e possui requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas do AE Francisco de Holanda.
Esta ação cumpre os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/15, de 29/05.
Esta formação tem como objetivos refletir sobre as práticas pedagógicas e intervenções eficazes, atualizar conhecimentos com vista à melhoria da prática numa perspetiva de inovação, consciencializar para os novos desafios educativos em temas chave selecionados, partilhar práticas e intervenções eficazes e possui os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Neste seminário, com requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, só serão admitidos os docentes que se inscreverem no Congresso "Curriculum Flexibility and innovation", organizado pela UMInho, em articulação com o consórcio Crosscut. Esta inscrição faz-se em: http://eventos.ciec-uminho.org/crosscut2018/index.html
Neste seminário, com requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, só serão admitidos os docentes que se inscreverem no Congresso "Curriculum Flexibility and innovation", organizado pela UMInho, em articulação com o consórcio Crosscut. Esta inscrição faz-se em: http://eventos.ciec-uminho.org/crosscut2018/index.html
Com a presente ação pretende-se aprofundar o conhecimento daqueles que trabalham com as bibliotecas escolares, nomeadamente elementos da equipa e professores colaboradores, relativamente ao seu possível contributo em 4 domínios: currículo, leitura, projetos e gestão da biblioteca escolar.
Esta formação intenta fornecer aos seus participantes as bases de uma ciência dos afetos bem como dos rudimentos da arte de os bem orientar, fundamentos da chamada Inteligência Emocional e possui os requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
A ACD explora o conflito como promotor de situações de reflexão sobre a prática, no sentido de o encarar não como um obstáculo mas como uma oportunidade de rever, renovar, reinventar, repensar e ultrapassar constrangimentos e reúne os requisitos para ser reconhecida como ACD, para efeitos do ECD.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas dos seguintes AE: AEPCTx (Prevenir comportamentos disruptivos na escola) e AE de Fafe (Resultados académicos).
Com esta ACD, pretendemos promover a divulgação e o desenvolvimento dos valores de Abril nos docentes de diferentes comunidades escolares, promovendo o gosto pela história e pelas questões nacionais fomentando a Cidadania, preservando e divulgando os ideais de uma sociedade democrática de forma a termos uma escola mais aberta aos valores da liberdade, igualdade, solidariedade e tolerância, que, por certo, potenciará a capacidade dos docentes se envolverem nas problemáticas e interesses da sociedade, a nível local, regional, nacional e global, preparando as novas gerações para uma convivência plural e democrática.
Este seminário tem como objetivo contextualizar a importância do uso de aplicações de obtenção de respostas automáticas em tempo real, em contexto de sala de aula e possui requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas dos seguintes AE: AEDAH - Estimular o Saber Científico AEP - Cidadania em ação - dentro e fora da sala de aula
A ação surge no âmbito do Projeto Erasmus + KA 101, da ESCT de 2017 e tem por objetivo a partilha das aprendizagens adquiridas ao longo dessa formação, pelos docentes da ESCT envolvidos no projeto, com requisitos para ser reconhecida, nos termos no Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio. Só será emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio. Só será emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ACD, nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio.
Ação de formação destinada a elementos dos conselhos administrativos das escolas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas do AE Francisco de Holanda.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas dos seguintes Agrupamentos de Escola: AEPAS Despertar Ciência AEAMC De pequenino se constrói Ciência AEDAH Estimular o Saber Científico AEP Aprendizagem Ativa - pequenos grupos, recurso às TIC e à experimentação AEB Experimentar para aprender AEFT TEIP AESS Mais Ciência (Com)Ciência
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas do AE Francisco de Holanda.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Esta ação inscrita nos Planos de Ação Estratégica submetidos à DGAE, visa satisfazer as medidas dos seguintes AE: AEPAS Despertar Ciência AEAMC De pequenino se constrói Ciência AEDAH Estimular o Saber Científico AEP Aprendizagem Ativa - pequenos grupos, recurso às TIC e à experimentação AEB Experimentar para aprender AEFT TEIP AESS Mais Ciência (Com)Ciência
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Dando prossecução a uma política de reflexão e ação que procura mobilizar os principais atores do sistema educativo - educadores, professores, investigadores e organizações educativas - o número 24 da Revista Elo agrega um conjunto de 20 artigos com diversos itinerários possíveis para uma escola com futuro.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Trata-se de uma ação com a duração de 6 horas, dividida em duas sessões. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Trata-se de uma ação com a duração de 6 horas, dividida em duas sessões. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas. As inscrições encerram no dia 25 de janeiro.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio. Só é emitido certificado a quem estiver presente na totalidade das horas.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração, nos termos do despacho 5741/2015 de 29 de maio.
O Kit do Mar desenvolve ações de formação para professores e educadores onde se transmitem conteúdos e atividades educativas sobre o mar. Com recurso a ferramentas diversificadas e casos práticos, pretende-se apoiar a implementação do mar em sala de aula, tendo em conta as diferentes dimensões em que pode ser explorado.
Ação com requisitos para ser reconhecida como ação de curta duração.